Ao Vivo

Excesso de umidade e ar quente mantém temporais no Brasil


 A circulação dos ventos, em vários níveis atmosférico, sobre América do Sul mudou e a zona de convergência do Atlântico Sul já se desfez. Porém, o ar quente e úmido ainda predomina sobre o Brasil e muitas áreas de instabilidade crescem sobre quase todo o país. Grande quantidade de nuvens carregadas são observadas nesta quarta mantendo a maioria das áreas do Brasil em atenção e alerta para chuva forte.

 

Região de Planalto, no sul do Paraná, acumulou 129 mm em menos de 24h nesta terça-feira, 10 de janeiro, o que representa quase 76% da média de chuva normal para janeiro

Previsão do tempo para 11/01/2023 - quarta-feira

 

Região Sul

As áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil enfraquecem e o sol volta a predominar sobre a maioria das áreas do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Pancadas de chuva ainda podem ocorrer no leste gaúcho, onde estão Porto Alegre e a serra gaúcha, no centro, sul e leste catarinense (inclui Florianópolis). O Paraná (exceto o sul do estado) ainda tem pancadas de chuva com raios especialmente à tarde e à noite.  Faz calor ao longo do dia em todos os estados

 

Porto Alegre deve ser a capital mais quente do país nesta quarta-feira, com previsão de 35°C à tarde.

 

Região Sudeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Sudeste do Brasil e muitas nuvens carregadas ainda crescem sobre a Região. Há condições para fortes pancadas de chuva e raios no decorrer do dia em todos os estados. Períodos com sol podem ocorrer, inclusive nas regiões que têm estado chuvosas, mas ainda entre muitas nuvens.

 

São Paulo e Belo Horizonte podem ter chuva já pela manhã. Vitória e Rio De Janeiro devem ter chuva só à tarde e-ou à noite.

 

Região Centro-Oeste

Nuvens carregadas crescem sobre toda a Região Centro-Oeste, com o predomínio de ar quente e úmido. Em Mato Grosso, as pancadas de chuva devem ocorrer preferencialmente à tarde e à noite. Em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, pode chover já pela manhã. Em toda região, há risco de raios e de chuva moderada a forte. Ao longo do dia ocorrem períodos com sol entre muitas nuvens.

 

Região Norte

Áreas de instabilidade atuam sobre toda a Região Norte do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) colabora para aumentar a chuva no norte da Região. Todo o Norte do Brasil tem grande quantidade de nuvens e pancadas de chuva com raios ocorrem a qualquer hora do dia, intercaladas com períodos com o sol. Há risco de chuva moderada a forte em toda a Região.

 

Região Nordeste

Áreas de instabilidades se formam sobre o Nordeste do Brasil e provocam pancadas de chuva sobre quase toda a região. O sol predomina o dia todo apenas no sertão da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro-oeste e sul da Bahia, no Maranhão, sudoeste do Piauí  e litoral do Ceará, de Pernambuco, da Bahia, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. As demais áreas podem ter chuva a qualquer hora, mas sem raios.

 

 

Alertas meteorológicos para  11/01/2023 - quarta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, CuritibaSão Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, BrasíliaGoiâniaCuiabáCampo GrandePorto VelhoRio BrancoManausBoa VistaMacapáBelém, São Luís, FortalezaSalvadorJoão PessoaNatal

 

Alerta para temporais com granizo em São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo , em Minas Gerais (exceto no norte do estado), no sul de Goiás e sudeste de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul (exceto no extremo sul do estado)

 

Atenção para o risco de chuva forte e granizo no leste de Santa Catarina

 

Atenção para chuva moderada a forte e raios no litoral da Bahia, no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

 

Alerta para temporais e chuva volumosa nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro, em Minas Gerais (exceto na divisa da Bahia), no Sul capixaba, sul de Goiás, sudeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste do Acre e do Amazonas, centro-oeste de Roraima, norte do Amapá.

 

Não há nenhum tipo de alerta de chuva: Rio Grande do Sul, centro, oeste e serra de Santa Catarina sul/sudoeste do Paraná, centro, norte/nordeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte, interior do Ceará, Piauí (exceto sudoeste do estado)

 

Atenção para baixa umidade do ar no sertão do Nordeste e também no sul do Rio Grande do Sul.

 

As demais áreas do país que não estão em alerta, ficam em atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade