Ao Vivo

Miguel Coelho defende privatização da Compesa e Metrô do Recife


 Em debate a Rádio Jornal, nesta quinta-feira, com a apresentadora Natália Ribeiro, o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho defendeu a privatização da Compesa e do Metrô do Recife, como forma de melhorar o atendimento da população.

"A Compesa é a pior empresa de Pernambuco e os serviços do Metrô são ruins também. Eu penso que seja ingenuidade achar que o governo Federal vai resolver com dinheiro público. São Paulo, Bahia estão apostando em concessões ou PPPs para melhorar e ampliar os serviços nestas áreas. Já defendia isto na campanha (de 2022)", afirmou."O Metrô deveria ser o meio mais eficiente de transporte de massa, mas se continuar na mão do Estado vai ser a mesma coisa de que enxugar gelo"

"No caso da Compesa, ela teria até 2033 para investir R$ 30 bilhões para universalizar água e esgoto, mas só investe uma média de R$ 400 milhões por ano. O Estado não tem recursos, tem que ter concessão ou privatização para liberar o Estado para outras missões, como sáude, segurança e educação"

"O que está faltando na política pernambucana são pautas (de Estado) em comum e depois ter os melhores caminhos para resolver. Não tem que enrolar e ir para resolver"

Críticas ao PSB

Miguel Coelho antecipou-se ao PSB, cuja bancada ensaia se opor a um projeto de privatização da Compesa, tendo a maior bancada da Alepe.

"Quem tem ideia fixa é doido e o PSB se colocar contra é um contrasenso. Foi Eduardo Campos o primeiro governador a fazer uma PPP para saneamento, lá atrás. Não dá agora para o PSB escolher a narrativa que mais lhe convém (quando está na oposição)".

O deputado Eduardo da Fonte, do PP, defendeu que o processo seja melhor discutido, de maneira que a conta não recaia sobre os consumidores mais humildes. "Como aconteceu com a Celpe""Se o melhor for a privatização, vamos dar apoio a Raquel Lyra. Desde que haja uma tarifa justa"

Metrô do Recife entra em Estado de greve nesta quinta

Depois do debate, os Metroviários entraram em contato com o Blog de Jamildo e reafirmaram a greve, sem citar Miguel Coelho. Veja os termos abaixo

"Em noite histórica, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) convoca a categoria para uma Assembleia Geral que será realizada hoje, 20 de abril, às 18h, na Praça da Greve, Estação Recife e poderá decretar uma greve no Metrô do Recife.A principal pauta de reivindicações da categoria é pela retirada da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) do PND (Programa Nacional de Desestatização) pois, a privatização não é a solução e o Metrô do Recife precisa de investimentos e verbas de custeio para voltar a ter recursos. Somente o Governo Federal poderá dar o suporte necessário para o Metrô voltar a funcionar com qualidade.

Os metroviários detalham que o antigo governo federal, na gestão de Jair Bolsonaro, sucateou o serviço sem mandar as verbas de manutenção e investimentos, fazendo o metrô colapsar e ter dificuldades para funcionar.

A reivindicação da categoria também pede que o Plano de Recuperação do Metrô do Recife, proposto pelo atual Governo Federal, seja colocado em prática, podendo levar os recursos para ser aplicados no Metrô, melhorando a vida da população que depende do transporte"

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade